sábado, 16 de outubro de 2010

Notícia

Notícia: É o relato integral de um fato que já eclodiu no organismo social, como diz José Marques de Melo. A notícia são relatos de fatos relevantes escritos de forma objetiva e imparcial, no modelo da pirâmide invertida.


Ex 01:

Redação CORREIO


Associação de LGBT divulga carta a Dilma e Serra

Entidade reclama de preconceito, machismo e homofobia na campanha

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), que representa 237 organizações, divulgou nesta sexta-feira (15) uma carta aberta aos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). A carta reclama da forma como os direitos dos homossexuais vêm sendo tratados na campanha e destacam ações de Serra e Dilma em favor da causa.

A carta começa pedindo respeito aos presidenciáveis. “Nos dirigimos a ambas as candidaturas à Presidência da República para pedir respeito: respeito à democracia, respeito à cidadania de todos e de todas, respeito à diversidade sexual, respeito à pluralidade cultural e religiosa”.

O texto critica a utilização da discussão religiosa na campanha e reclama que “preconceito, machismo e homofobia” ganhem espaço no debate eleitoral. “Nos últimos dias, temos assistido, perplexos, à instrumentalização de sentimentos religiosos e concepções moralistas na disputa eleitoral. Não é aceitável que o preconceito, o machismo e a homofobia sejam estimulados por discursos de alguns grupos fundamentalistas e ganhem espaço privilegiado em plena campanha presidencial”.

A associação destaca que o estado brasileiro é laico e destaca avanços no combate à homofobia. A entidade enfatiza que sua luta é pela união civil de pessoas do mesmo sexo e pela criminalização da discriminação.

“Queremos ter o direito à igualdade proclamada pela Constituição Federal, queremos ter nossos direitos civis, queremos o reconhecimento dos nossos direitos humanos. Nossa pauta passa, portanto, entre outras questões, pelo imediato reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo e pela criminalização da discriminação e da violência homofóbica”, diz trecho da carta.

A entidade ressalta ações dos candidatos nos temas que interessam aos homossexuais. Sobre Serra, o texto afirma que o tucano implantou uma política progressista no combate à AIDS e destaca ações do governo Fernando Henrique Cardoso incluindo direitos dos homossexuais nos primeiros programas nacionais de direitos humanos. A associação destaca ações de Serra ainda como prefeito e governador.

Quanto a Dilma, a entidade afirma que ela “ajudou a coordenar o governo que mais fez pela população LGBT”. São destacadas ações como o programa “Brasil sem homofobia” e o “Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT”. A associação destaca ainda que Dilma assinou como ministra da Casa Civil a convocação da 1ª Conferência LGBT do mundo.

“Portanto, candidatos, não maculem suas biografias e trajetórias. Não neguem seu passado de luta contra o obscurantismo”, diz a carta. As informações são do G1.


Fonte: http://www.correio24horas.com.br



Ex 02:


Estudante assaltada têm seus objetos recuperados com a ajuda da polícia.


Na manhã do dia 12 de outubro de 2010, nas proximidades do Centro de Vitória da Conquista, a aluna do curso de comunicação social da UESB, Lilia Hendi Souza, 20 anos, foi assaltada por um menor de idade que levou seu celular e todo o dinheiro que possuía em mãos. Após o assalto, a estudante procurou imediatamente a unidade policial mais próxima para denunciar o ocorrido. Com as informações fornecidas por Lilia, os policias conseguiram reaver o seu pertence e os objetos roubados de outras pessoas.

O infrator a abordou enquanto caminhava por uma rua vazia próximo ao centro de Vitória da Conquista e exigiu que ela passasse o celular e todo o dinheiro que possuísse, após obedecer aos seus comandos, o jovem a orientou para que continuasse andando sem olhar para trás ou para os lados.

Auxiliada por um senhor que a encontrou chorando pelas ruas depois do incidente, a estudante de comunicação procurou o posto policial mais próximo e denunciou o assalto. Através da descrição que fez do assaltante, os policias conseguiram reconhecer o jovem, que atuava com freqüência naquela área.

Um policial que conhecia onde o assaltante morava, a levou até a residência do mesmo para fazer o reconhecimento. Constatado de que o rapaz em questão era de fato o assaltante, ele foi interrogado sobre os pertences da moça, pressionado, confessou que havia trocado seu celular por duas pedras de crack e o dinheiro havia usado para pagar o táxi que o levou de volta à sua casa.

Após uma visita na “boca” onde o meliante tinha feito a troca, os policiais conseguiram recuperar o celular roubado, enquanto a aluna espera na central. Junto aos seus pertences foram recuperados os de outras pessoas além de maconha e crack.

Nenhum comentário:

Postar um comentário